24 de maio de 2022
COMUNICADO URGENTE PARA TODOS OS LABORATÓRIOS DE FOZ DO IGUAÇU E REGIÃO

Prezados (as) Proprietario e Representantes

Primeiramente, o sindicato dos trabalhadores ludibria os representantes das empresas, na tentativa de coloca-los em confronto com esta entidade patronal. Isto porque, não houveram “inúmeras tentativas de fechamento da CCT 2022-2023”, mas sim o envio da Pauta por eles, em meados de Abril, e a designação de nossa assembleia para discussão sobre a mesma, que está agendada para 27/05, presencialmente (podendo também, quem preferir, participar por vídeo). Ou seja, as negociações estão seguindo um fluxo normal, apenas respeitando prazos burocráticos necessários, para que tenhamos a máxima validade e efetividade.

Além disso, também ao contrário do que alega o SEESSFIR, não “passou a vigorar para a categoria o piso Estadual (PR)”, pois não é o sindicato laboral quem determina a vigência ou validade de algo previsto em lei, mas a própria norma legal que assim o faz. No entanto, não estão as empresas obrigadas a ajustarem os pisos e salários para o piso regional, haja vista que a negociação coletiva está em andamento, e enquanto perdurar, não há a obrigação de observar o piso estadual, sobretudo porque, quando da eventual conclusão das negociações, os índices acordados serão aplicados de forma retroativa.

Por fim, ressaltamos que as empresas não estão obrigadas a enviar ao Sindicato laboral as cópias dos comprovantes de pagamentos dos funcionários, demonstrando o pagamento do Piso Estadual, até que se tenha um desfecho a negociação coletiva em curso.

Permanecemos à disposição e, mais do que nunca, contamos com a participação massiva das empresas na assembleia do dia 27/05/2022.

Atenciosamente,

COMUNICADO URGENTE PARA TODOS OS LABORATÓRIOS DE FOZ DO IGUAÇU E REGIÃO